quarta-feira, 9 de maio de 2012

Código de Conduta para a Equipe de Educadores da EEEP Mário Alencar


CÓDIGO DE CONDUTA PARA A EQUIPE DE EDUCADORES DA
 EEEP MÁRIO ALENCAR

Patrimônio da escola – Todas as dependências e equipamentos da escola são para o bom uso e todos devem usufruir com responsabilidade, cuidando de sua preservação.
Biblioteca – A biblioteca é de responsabilidade das educadoras, mas todo o seu acervo está disponível a todos, gestores, professores e funcionários, mediante empréstimos, cumprindo regularmente os prazos estipulados. A não devolução do material no prazo previsto acarretará em multa simbólica, como medida educativa.
Assiduidade e pontualidade – Todos os educadores deverão cumprir seus horários acordados em seus contratos. O bom funcionamento da escola depende de responsabilidade de todos os envolvidos no processo.

São deveres de todos os educadores:
  • Assinar diariamente o livro de ponto;
  •   Manter um clima de respeito, cooperação e colaboração entre os membros da equipe;
  • Contribuir para a conservação da limpeza e organização do ambiente escolar;
  •  Relacionar-se com ética, respeito e compromisso com o outro;
  • Desempenhar bem a função para a qual foi designado
  •  Zelar pelo bom exemplo, mantendo uma linguagem de alto nível e postura adequada ao ambiente educacional;
  • Cumprir os contratos estabelecidos e os prazos determinados para o cumprimento das tarefas;
  •  Contribuir com a ordem e a disciplina escolar;
  • Compartilhar com os colegas e pares informações e conhecimentos importantes para o bom funcionamento do trabalho escolar.
  •  Vestir-se adequadamente
 São deveres dos gestores:
  • Garantir o funcionamento da escola com todos os ambientes e equipamentos em boas condições de uso;
  • Garantir a existência de pessoal qualificado para atuar nas diversas funções da escola;
  •  Supervisionar as ações de todos os segmentos da unidade escolar;
  • Garantir serviços educacionais de qualidade aos alunos;
  • Supervisionar os serviços de limpeza e cozinha;
  • Acompanhar o trabalho dos docentes e dar-lhes apoio;
  • Buscar soluções junto aos professores para os problemas de aprendizagem apresentado pelos alunos;
  •  Manter um clima favorável ao estabelecimento confiança recíproca, bons relacionamentos e parcerias;
  • Manter a organização da unidade gestora e a disciplina, favoráveis ao desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem;
  •  Otimizar e racionalizar o uso de todos os recursos disponíveis;
  • Buscar parcerias e condições de melhoria para a escola;
  •  Garantir o cumprimento do calendário letivo e dos programas de ensino;
  •  Supervisionar a assinatura dos livros de ponto, bem como os registros nos diários de classe;
  • Registrar e documentar os eventos ocorridos na escola;
  • Manter atualizado um cadastro de alunos, professores e funcionários;

Co-responsabilidade – Todos os que fazem a EEEP Mário de alencar são co-responsáveis pelo seu sucesso, empenhando-se em desenvolver atitudes de responsabilidade, protagonismo, iniciativa, criatividade e compromisso com a proposta pedagógica da escola

São deveres dos professores:
  •   Fazer a chamada diária dos alunos e registrar suas atividades doc entes no  diário de classe;
  •  Planejar suas aulas com antecedência;
  •  Ministrar aulas interessantes e atrativas;
  •  Fazer intervenções no sentido de soluciuonar problemas de aprendizagem dos alunos;
  •  Participar das reuniões de planejamento, de informes e outras que seja convocado;
  •  Participar dos encontros  de estudo e de formação continuada;
  •  Cumprir os prazos de entrega de instrumentos de avaliação;
  •  Preparar com antecedència o roteiro de estudos e comunicar aos alunos;
  •  Agendar previamente o uso de equipamentos como biblioteca, sala de vídeo, laboratório, etc.
  • Preparar com antecedência projetos de interdisciplinaridade e aulas de campo;
  • Manter ética profissional e elvado nível de comunicação, colaboração e cooperação com os colegas e membros do núcleo gestor;
  • Comunicar à gestão a necessidade de ausentar-se da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário