quarta-feira, 9 de maio de 2012

Objetivos


OBJETIVOS
  
1. Protagonismo Juvenil – Objetivamos alcançar ao final do ano letivo 2012, jovens mais autônomos, autoconfiantes, capazes de pensar e agir como seres sociais e de promover seu próprio crescimento pessoal e intelectual.

2. Conhecimento como integração dos quatro pilares da educação:
·  Aprender a conhecerEsta aprendizagem refere-se à aquisição dos “instrumentos do conhecimento”. Debruça-se sobre o raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, ou seja, sobre os processos cognitivos por excelência. Pretende-se despertar em cada aluno a sede de conhecimento, a capacidade de aprender cada vez melhor, ajudando-os a desenvolver as armas e dispositivos intelectuais e cognitivos que lhes permitam construir as suas próprias opiniões e o seu próprio pensamento crítico.

·  Aprender a fazerIndissociável do aprender a conhecer, que lhe confere as bases teóricas, o aprender a fazer refere-se essencialmente à formação técnico-profissional do educando. Espera-se que os alunos aprendam a aplicar, na prática, os seus conhecimentos teóricos. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas, articulando-se com o a Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa aprender para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

·  Aprender a conviver – -Este domínio da aprendizagem consiste num dos maiores desafios para os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores. Espera-se que os educandos sejam preparados para a convivência social e familiar, desenvolvendo atitudes de respeito, toler\ãncia, busca da paz e recusa às atitudes preconceituosas.
·  Aprender a ser - Este tipo de aprendizagem depende diretamente dos outros três. Considera-se que a Educação deve ter como finalidade o desenvolvimento total do indivíduo “espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade”. Contempla a educação de valores e atitudes, mas já não direccionados para a vida em sociedade em particular, mas concretamente para o desenvolvimento individual. Pretende-se formar indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de forma consciente e proativa na sociedade.

3. Atitude Empresarial Socio Educacional – Espera-se fomentar atitudes de empreendedorismo, gerando diretamente riquezas não materiais mediante uma educação comprometida com o pleno desenvolvimento do educando, e a longo prazo, também riquezas materiais, mediante o trabalho qualificado e responsável dos jovens que ingressarão no mundo do trabalho. 

4. Co-responsabilidade – Pais participativos e atuantes, interagindo no processo socioeducativo de seus filhos, tornando-se parceiros do processo e da proposta pedagógica da escola.

5. Integração do Ensino Médio ao Técnico Profissional – Jovens com uma melhor visão de mundo e de trabalho, conscientes de seu potencial, proativos e motivados a qualificar-se para atuar com qualidade e profissionalismo.

6. Replicabilidade – Todos os membros da comunidade escolar preparados para replicar as idéias do projeto com responsabilidade e consciência de seu papel multiplicador.

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