OBJETIVOS
1. Protagonismo
Juvenil – Objetivamos alcançar ao final do ano letivo 2012, jovens mais
autônomos, autoconfiantes, capazes de pensar e agir como seres sociais e de
promover seu próprio crescimento pessoal e intelectual.
2. Conhecimento
como integração dos quatro pilares da educação:
· Aprender a conhecer – Esta aprendizagem refere-se à aquisição dos
“instrumentos do conhecimento”.
Debruça-se sobre o raciocínio lógico,
compreensão, dedução, memória, ou seja, sobre os processos
cognitivos por excelência. Pretende-se despertar em cada aluno a sede de
conhecimento, a capacidade de aprender cada vez melhor, ajudando-os a desenvolver
as armas e dispositivos intelectuais e cognitivos que lhes permitam construir
as suas próprias opiniões e o seu próprio pensamento crítico.
·
Aprender
a fazer – Indissociável do
aprender a conhecer, que lhe confere as bases teóricas, o aprender a fazer
refere-se essencialmente à formação técnico-profissional do educando. Espera-se
que os alunos aprendam a aplicar, na prática, os seus conhecimentos teóricos. Aprender
a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas, articulando-se com o
a Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com
a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O
que também significa aprender para beneficiar-se das oportunidades oferecidas
pela educação ao longo de toda a vida.
· Aprender a conviver – -Este domínio da aprendizagem consiste num dos
maiores desafios para os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores.
Espera-se que os educandos sejam preparados para a convivência social e
familiar, desenvolvendo atitudes de respeito, toler\ãncia, busca da paz e
recusa às atitudes preconceituosas.
· Aprender a ser - Este
tipo de aprendizagem depende diretamente dos outros três. Considera-se que a
Educação deve ter como finalidade o desenvolvimento total do indivíduo
“espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal,
espiritualidade”. Contempla a educação de valores e atitudes, mas já não
direccionados para a vida em sociedade em
particular, mas concretamente para o desenvolvimento individual. Pretende-se
formar indivíduos autônomos,
intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações
interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de
intervirem de forma consciente e proativa na sociedade.
3. Atitude Empresarial Socio Educacional – Espera-se fomentar atitudes de
empreendedorismo, gerando diretamente riquezas não materiais mediante uma
educação comprometida com o pleno desenvolvimento do educando, e a longo prazo,
também riquezas materiais, mediante o trabalho qualificado e responsável dos
jovens que ingressarão no mundo do trabalho.
4. Co-responsabilidade – Pais participativos e atuantes, interagindo no processo socioeducativo
de seus filhos, tornando-se parceiros do processo e da proposta pedagógica da
escola.
5. Integração do Ensino Médio ao Técnico Profissional – Jovens com uma melhor visão de mundo e
de trabalho, conscientes de seu potencial, proativos e motivados a
qualificar-se para atuar com qualidade e profissionalismo.
6. Replicabilidade –
Todos os membros da comunidade escolar preparados para replicar as idéias do
projeto com responsabilidade e consciência de seu papel multiplicador.
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