A Escola Estadual de Educação Profissional Mário Alencar
situa-se na periferia de Fortaleza, capital do Ceará, cerca de 20 km do centro da cidade.
Encontra-se numa localizada na região do grande Jangurussu, entre as
comunidades de Conjunto Palmeiras e São Cristóvão.
A Escola destina-se à oferta de Ensino Médio Integrado à
Educação Profissional, com os seguintes cursos: Enfermagem, Segurança do
Trabalho, Informática e Turismo.
O prédio é novo, tendo iniciado seu funcionamento em
agosto de 2008, com 180 alunos matriculados no 1º ano. Atualmente, excluindo-se
as transferências, contamos com 376 alunos matriculados e freqüentando
regularmente. Vale salientar que embora não tenha havido evasão, alguns alunos
solicitaram transferência em decorrência de preferências pessoais e inadequação
ao projeto da escola.
A gestão da escola fundamenta-se na Tecnologia
Empresarial Sócio Educacional - TESE, filosofia adotada pelos Centros de Ensino
Experimental do Estado de Pernambuco, a qual é regida por princípios
fundamentais de cunho eminentemente humanísticos. Entre os pontos relevantes
desse modelo de gestão destaca-se a construção de uma base sólida, na qual
líderes e liderados sejam dotados de espírito de servir, humildade para
trabalhar em equipe e habilidades de comunicação. Dessa forma será possível o estabelecimento
de um forte grau de confiança recíproca, atributo fundamental para a formação
de vínculos, importantes para a busca conjunta do sucesso.
A TESE destaca a educação de qualidade como um negócio
da escola, e como tal, deve gerar resultados para todos os envolvidos no
processo educacional, ou seja, educando, educadores, pais, comunidade, gestores
e parceiros.
A metodologia de gestão privilegia o ciclo PDCA, que se
constitui em etapas interdependentes, quais sejam, planejar, executar, avaliar
e agir, fazendo os ajustes e as intervenções que se fizerem necessárias.
Destacam-se ainda cinco premissas que se colocam
como premissas ou princípio básicos que norteiam a ação na EEEP Mário Alencar.
São elas: Protagonismo Juvenil, Formação
Continuada, Atitude Empresarial, Co-responsabilidade e Replicabilidade.
Como incentivadores e formadores do protagonismo juvenil, os educadores
devem dar oportunidade aos jovens para participarem em todas as ações da escola
e prepará-los para construir seu projeto de vida; o princípio da formação continuada contempla
o educador como sujeito de seu processo contínuo de formação; a atitude
empresarial volta-se para o alcance dos objetivos pactuados, em que os
educadores buscam uma educação comprometida com o exemplo e a presença.; o
princípio da co-responsabilidade considera que o poder público, os educadores e
a comunidade estarão comprometidos com a qualidade e o sucesso da educação; e a
replicabilidade torna a experiência replicável de modo que alcance a todas as
escolas da rede pública num futuro breve.
A EEEP tem
como concepção básica que o jovem é co-responsável pelo seu sucesso pessoal e
pelo sucesso da educação de seus pares. Assim sendo, a escola lhe oferece
condições favoráveis para seu desenvolvimento pessoal, social, cognitivo,
afetivo e espiritual.
Contamos com
uma equipe gestora compreendida por uma diretora geral, uma coordenadora
pedagógica, um coordenador financeiro e um secretário. O corpo docente
encontra-se atualmento formado por 15 professores das disciplinas da formação
geral, 04 professores da formação específica, duas professoras lotadas na
biblioteca e centro de multimeios, e 1 professsora que atua como coordenadora do laboratório de
informática.
Temos uma
pequena equipe de pessoal de serviços gerais (apenas 03) que contribuem com a
limpeza e manutenção do ambiente da escola. Contamos ainda com dois porteiros e
uma vigilãncia armada somente à noite. (dois vigilantes)
Na secretaria,
duas auxiliares contribuem para a elaboração e manutenção da documentação
escolar.
O regime
didático é integral, com 09 horas aula ao dia, nos horários de 07:10 às 17:10.
Os alunos
recebem três refeições diárias, sendo dois lances e um almoço. As refeições são
confeccionadas por uma empresa contratada que mantêm uma coordenadora de
alimentação, um cozinheiro e três auxiliares.
As
instalações da escola são satisfatórias, embora sejam necessárias algumas
adaptações para melhoria do funcionamento, como ampliação do número de
banheiros, construção de uma sala de esportes, construção de laboratórios de
hardware e enfermagem, construção de uma sala para o grêmio estudantil e
construção de uma sala pra funcionar como banco de livros didáticos.
Contamos com
10 salas de aula, sendo que 8 estão funcionando e duas se encontram
ociosas. Vale salientar que temos 03 turmas de primeiro ano e 02 de 2º ano e 3 de 3º ano.
Temos sala de
professores, sala de direção, duas salas de coordenação, uma secretaria, uma
sala de diretor de turma, um almoxarifado, um laboratório multifuncional de
ciências, uma sala de vídeo, uma biblioteca, um laboratório de informática, uma
quadra de esportes e um espaço coberto para refeições.
O Núcleo Gestor é formada pelos seguintes membros:
Eunides carneiro Araújo - Diretora
Francisca Neudireny Nogueira - Coordenadora escolar
Silvana de Moraes Gonçalves - Coordenadora escolar
Antônio de Pádua de freitas Araújo ´coordenador escolar
Eliézer Evangelista - secretário
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